Blog Notícias
2019-04-22
STARTUP PROJECT

ABC LEGAL dispõe de uma equipa jovem, aberta aos novos modelos de trabalho e de comunicação, mas também agrega membros com grande experiência no apoio a clientes empresariais.

 

STARTUP PROJECT é uma equipa de advogados, em regime multidisciplinar, da Sociedade de Advogados Alexandra Bessone Cardoso & Associados criada  para providenciar aconselhamento jurídico nas mais variadas vertentes do mercado da inovação e empreendedorismo a empresas em fase de arranque, bem como a business angels, capital de risco e empresas de private equity.

 

A experiência consolidada da equipa STARTUP PROJECT nas mais variadas áreas do Direito permite antecipar as necessidades do cliente, adaptando o conceito de sociedade full service e  "one stop shop" às empresas emergentes e tecnológicas.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

A ABC LEGAL assegura um alcance global na prestação de serviços jurídicos estando presente em 40 jurisdições por todo o mundo, tendo formado uma sólida rede de contactos com prestigiadas sociedades de advogados e escritórios estrangeiros, pelos cinco continentes.

 

Alexandra Bessone Cardoso, sócia-fundadora, é Vice-Presidente de uma organização internacional de nome International Law Firms.

 

ATUAÇÃO

No que respeita às áreas de prática relevantes para o empreendedorismo, destacamos o Direito Societário, o Direito Fiscal, o Direito Laboral, o Direito da Propriedade Industrial, o Direito da Energia,

o Direito da Informação, o Direito das Telecomunicações e Media e o Direito do Imobiliário.

 

MISSÃO E VISÃO

A missão da equipa STARTUP PROJECT passa por assessorar juridicamente o Cliente, desde a constituição da empresa em Portugal, prestando aconselhamento fiscal sobre a actividade, pedidos de autorização ao nível da protecção de dados pessoais, registo de marcas e logótipos, informação sobre benefícios fiscais e governamentais e apoios financeiros, elaboração de contratos e compliance.

 

Consulte a nossa brochura informativa aqui

2019-04-22
Quais as principais vantagens de que beneficiam as Startup em Portugal?

Quais as principais vantagens de que beneficiam as Startup Em Portugal?

 

 

O movimento das Startup, ao ser considerado como uma das mais relevantes manifestações do novo empreendedorismo, tem merecido a atenção e o apoio do Estado Português, quer sob a forma de medidas legislativas e governativas, quer do ponto de vista do seu suporte operacional.

 

Nos últimos anos, têm sido implementados vários sistemas de incentivo ao empreendedorismo qualificado e criativo, sendo de destacar os seguintes:

 

  1. Apoio financeiro sem remuneração e prevendo a possibilidade de obtenção de isenções finais no reembolso de um percentual do apoio prestado;
  2. Incentivos a fundo perdido, com elevadas comparticipações de despesas com a aquisição de serviços;
  3. Criação de incubadoras que prestam apoio nas áreas do marketing, gestão, financiamento e desenvolvimento de produtos;
  4. Disponibilização de vouchers para bolsas, mentoring e assistência técnica;
  5. Alojamento, domiciliação e disponibilização de instalações e equipamentos.

 

Do ponto de vista fiscal, será de salientar os seguintes aspetos:

 

  1. Deduções à coleta de IRC de despesas suportadas por empresas que exerçam atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como em casos de investimento em ativos fixos tangíveis e intangíveis;
  2. Isenções fiscais em sede de IMI, IMT e IS, no âmbito do apoio ao investimento;
  3. Majoração de IRC em café de encargos suportados com a criação líquida de emprego;
  4. Isenções de PEC;
  5. Redução dos coeficientes do rendimento tributável;
  6. Deduções à coleta para investimento em capital de risco;
  7. Deduções por lucros retidos e reinvestidos.

 

Todos estes benefícios pressupõem uma análise casuística.

 

 

Aviso Legal: A presente Informação destina-se a ser distribuída entre Clientes e Colegas e a informação nela contida é prestada de forma geral e abstrata, não devendo servir de base para qualquer tomada de decisão sem assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto. O conteúdo desta Informação não pode ser reproduzido, no seu todo ou em parte, sem a expressa autorização do editor. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este assunto contacte-nos através do endereço de e-mail: abclegal@abclegal.com.pt 
2019-04-09
ABC Legal na 21ª Edição dos Óscares do Imobiliário

No passado dia 4 de Abril decorreu a 21ª Edição dos Óscares do Imobiliário no Hotel Vila Galé de Cascais.

A ABC Legal esteve presente na cerimónia do mais antigo galardão do setor representada pela Dra. Letícia Antunes Duarte - Sócia - e Dra. Catarina Barros Fernandes do Departamento de Imobiliário.

Deixamos alguns destauqes dos prémios entregues pela Magazine Imobiliário:

 

  • A Nova School of Business and Economics foi o edifício distinguido como “Melhor Empreendimento do Ano” e venceu igualmente a categoria de “Equipamentos Colectivos”.;
  • Categoria da Habitação: Óscar para Sotto Mayor Residences;
  • Categoria de Turismo: Óscar para Monumental Palácio Hotel;
  • Categoria de Requalificação: Óscar para Villa Gallé Collection Braga;
  • Categoria de Eficiência Energética: Óscar para edifício Alferes Malheiro no Porto;
  • Menção Honrosa: Óscar para edifício Alferes Malheiro no Porto;

 

 

Aviso Legal: A presente Informação destina-se a ser distribuída entre Clientes e Colegas e a informação nela contida é prestada de forma geral e abstrata, não devendo servir de base para qualquer tomada de decisão sem assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto. O conteúdo desta Informação não pode ser reproduzido, no seu todo ou em parte, sem a expressa autorização do editor. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este assunto contacte-nos através do endereço de e-mail: abclegal@abclegal.com.pt 

 

2019-01-28
Orlando Viera-Blanco, membro venezuelano da ILF - International Law Firms, em destaque no caso da Venezuela.

Orlando Viera-Blanco, advogado, analista político venezuelano e membro da ILF, foi nomeado pelo Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, para alinhar as ações do órgão regional com o Parlamento Europeu no caso da Venezuela.

Para ler em: https://www.diariolasamericas.com/america-latina/orlando-viera-blanco-la-peticion-contra-maduro-la-cpi-debe-venir-acompanada-la-union-europea-n4163844

2019-01-10
Serviço especializado em Assessoria a Intermediários de Crédito - ABC Legal

Serviço especializado em Assessoria a Intermediários de Crédito - ABC Legal 

 

 No dia 1 de janeiro de 2018, entrou em vigor o regime jurídico sobre a atividade de intermediário de crédito e a prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito ao consumo e a contratos de crédito à habitação. 

 

Assessoria no âmbito do processo de autorização junto do banco de portugal:

 Processo de autorização de intermediário de crédito vinculado e de intermediário de crédito a título acessório;

Processo de autorização de intermediário de crédito não vinculado;

Processo de autorização de intermediários de crédito que prestem serviços de consultoria em contratos de crédito à habitação.

 

 

Revisão dos contratos de vinculação com instituições de crédito e políticas de remuneração

Contratos de vinculação com instituições de crédito;

Políticas de remuneração de intermediários de crédito (quando exigíveis).